A WeWork – maior rede de espaços de trabalho do mundo – lança no Brasil, no mês de junho, a sua iniciativa global de apoio à causa dos refugiados. A proposta da WeWork Refugee Initiative, já desenvolvida pela empresa desde 2017 nos Estados Unidos e Reino Unido, é somar esforços para apoiar refugiados na construção de um futuro melhor por meio de contratação, parcerias e conexão a oportunidades de trabalho dentro e fora da comunidade WeWork. O lançamento da iniciativa ocorre com um evento de sensibilização aberto ao público que ocorrerá no dia 28 de junho, às 18h30, na WeWork Faria Lima (R. Prof. Atílio Innocenti, 165).



Com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a iniciativa convida tanto a comunidade da WeWork, que já atingiu a marca de 7 mil membros no país, quanto empresas e organizações externos a se engajarem na causa.

“A WeWork acredita que a situação dos refugiados no Brasil e no mundo é um tema que requer atenção e, principalmente, atitude. Há muitas maneiras de ajudar. Com a nossa comunidade, empresas e organizações trabalhando juntas para oferecer informação, suporte e conexões, temos condições de causar um impacto positivo na vida dessas pessoas, ajudando-as a encontrar oportunidades de melhorar de vida e se sentirem acolhidas no nosso país”, explica Camila Weber, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da WeWork no Brasil.

A iniciativa busca promover a integração de refugiados por meio de
contratação direta, campanhas de sensibilização nos prédios da WeWork no país, feiras de emprego e ações focadas no apoio para inserção no mercado - como, por exemplo, workshops para criação de currículo e apresentação pessoal.

O evento de lançamento do dia 28 de junho trará na sua programação uma palestra com o refugiado congolês Alphonse Nyembo, painel sobre o status do fluxo migratório e situação de refugiados no Brasil com Maria Beatriz Noronha, Chefe do Escritório do ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) em São Paulo e Lilian Raud, Gerente de Inclusão e Diversidade da Sodexo, além de estações gastronômicas com comidas típicas preparadas por refugiados da Síria e Venezuela.

A WeWork desenvolve globalmente um programa de apoio a refugiados desde o início de 2017, o que já resultou na contratação de 150 refugiados em dez cidades dos Estados Unidos e Reino Unido (com taxa de retenção de 80%). A partir desse resultado, a empresa decidiu expandir a ação para a América Latina, inicialmente no Brasil e na Colômbia. Em cinco anos, a WeWork estima atingir o total de 1500 refugiados inseridos no mercado de trabalho em todo o mundo.

Todos os dias, dezenas de venezuelanos têm ingressado no Brasil e Colômbia em busca de uma vida melhor. Aqui no Brasil, essa população já representa o maior fluxo migratório na região amazônica desde a chegada dos haitianos em 2011. Segundo o ACNUR, 1 milhão de venezuelanos deixaram o país entre 2014 e 2017.

O encontro é gratuito e aberto ao público. Para participar, basta se inscrever previamente pelo site weworkwithrefugees.splashthat.comO número de vagas é limitado.

Programação

19h:
 Ted Talk com Alphonse Nyembo, refugiado da República do Congo, que falará sobre a importância da Diversidade Cultural para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

19h30:
 Painel sobre o status do fluxo migratório e situação de refugiados no Brasil e oportunidades de inclusão, mediado pelo jornalista João Paulo Charleaux (Nexo), com participação de Maria Beatriz Noronha, Chefe do Escritório do ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) em São Paulo, e Lilian Raud, Gerente de Inclusão e Diversidade da Sodexo.

20h30:
 Estações gastronômicas com comidas típicas da Síria e Venezuela, preparadas por refugiados apoiados pela ONG Migraflix.

Sobre a WeWork
A WeWork é uma plataforma que oferece espaços de trabalho, comunidade e serviços, tanto físicos como digitais, para que seus mais de 253 mil membros ao redor do mundo possam criar e desenvolver suas ideias. Atualmente, contamos com 283 espaços físicos em 75 cidades e 22 países globalmente. Transformamos prédios em ambientes dinâmicos que estimulam a criatividade, a produtividade e as conexões entre as pessoas. Essa transformação vai muito além de apenas criar os melhores lugares para se trabalhar: queremos criar um movimento que humanize o trabalho.

WeWork no mundo
- Mais de 253.000 membros
- Mais de 40.000 empresas
- 283 espaços físicos em 75 cidades e 22 países
- Mais de 5.000 colaboradores
- Mais de 50% dos membros já fizeram negócios entre si

WeWork no Brasil
- Mais de 7.000 membros
- 7 espaços físicos em 2 cidades (5 em São Paulo e 2 no Rio de Janeiro)
- Inauguração em Belo Horizonte no 2º semestre de 2018


- Mais de 100 colaboradores

Comentários